Escolha uma Página

Casa Aruã

NITERÓI – RJ

Ano: 2024
Área Construída: 568,63m²

O projeto da Casa Aruã teve, como nossa maior “inspiração”, a vista deslumbrante que descobrimos ao sobrevoarmos o entorno do terreno com drone. O terreno tinha um declive extremamente acentuado a partir de um certo ponto, impossibilitando o acesso (a pé) à esta parte, não sendo possível termos esta percepção completa do entorno. Na medida em que descobrimos o enorme potencial do terreno diante da bela paisagem que se apresentou, todo o partido arquitetônico do projeto foi elaborado a partir disso.

Conceito

O conceito do projeto foi, então, a elaboração de uma edificação de Arquitetura Contemporânea, que “abraçasse” esse entorno, trazendo pra dentro da casa a incrível vista da Baía de Guanabara e o Skiline do Rio de Janeiro. Desta forma, a planta da casa foi trabalhada em formato L, onde a área de lazer, no ponto central, ficaria totalmente debruçada para a vista. A piscina de borda infinita, por sua vez, “abraça” a casa que,também no formato L, delimita a área de lazer de forma deslumbrante, promovendo uma continuidade visual incrível com o mar.

Área Externa

Os ambientes de estar, jantar, cozinha e espaço gourmet estão completamente conectados entre si, com uma planta fluida e contínua. Absolutamente todos os ambientes da casa estão abertos paraa paisagem (incluindo setor íntimo e serviço), o que proporciona também a otimização do conforto ambiental no que diz respeito à iluminação natural e ventilação cruzada. O pé direito duplo da sala é mais um elemento arquitetônico no qual tiramos partido, garantindo ainda mais amplitude, e um charme todo especial ao ambiente. Então, é uma casa muito clara, bem arejada e ventilada, proporcionando uma economia natural na parte de iluminação e refrigeração.Além disso, foi um projeto elaborado a partir dos conceitos de sustentabilidade, onde utilizamos placas de energia fotovoltaica para a geração de energia de toda a casa, incluindo o aquecimento da água. Também prevemos uma cisterna exclusiva para reuso de águas pluviais, utilizadas em banheiros e jardins.

A elaboração do projeto arquitetônico foi desafiadora.Com programa extenso, uma taxa de ocupação do terreno muito baixa (apenas 30%), e um terreno com declive extremamente acentuado, fomos direcionadosà um projeto de 3 pavimentos. Desta forma, locamos no pavimento inferior (abaixo do nível da rua) todo o setor de serviço e academia. No pavimento térreo temos todo o setor social e lazer, e no pavimento superior, o setor íntimo.

Área Interna

Sobre o projeto de Interiores, utilizamos cores claras e amadeiradas, que garantiram muito aconchego e elegância aos ambientes de uso comum. Paredes em cimento queimado e revestidas em pedras também marcam presença neste projeto. As tramas e texturas ganham destaque, seja como detalhes de mobiliários, como o caso das poltronas “Serena” com as costas trançadas com fibras de celulose, ou como o tapete principal do estar, produzido em tecelagem artesanal. Os adornos como os vasos cerâmicos ou colares de mesas também “carimbam” a nossa identidade ancestral dentro da casa. E o contraponto contemporâneo fica por conta do design da marcenaria edos mobiliários, da estrutura metálica aparente, da passarela em vidro que atravessa a sala,do detalhe da parede de vidro entre a piscina e o espaço da lareira externa, entre outros.Não trata-se de uma casa praiana, porém foi criada uma “atmosfera leve”, com alguns elementos que remetem ao tema.

Em termos de concepção de fachada, destacamos a mescla da estrutura metálica com o concreto armado como os dois principais elementos que promoveram a identidade visual externo da casa, marcada pelo conceito contemporâneo.Os materiais naturais como a madeira, a pedra e a própria vegetação também se destacam nesta composição.

Além disso, a transparência da casa, através da abertura de grandes vãos, promove a total conexão entre o ambiente interno e o externo que,somada ao seu design diferenciado, se torna um verdadeiro refúgio urbano.